Atuação Social

A Paróquia Nossa Senhora da Lapa conta com um grupo de oito voluntários para a arrecadação de donativos.

Esse grupo de voluntários se reúne as segundas e quarta feiras para separarem os donativos doados para a paróquia, tais como alimentos, roupas, brinquedos, sapatos, utensílios domésticos, e entre outros, para assim, avaliarem o estado que se encontram essas doações para depois serem destinadas para as famílias conforme suas necessidades. A paróquia aceita também, doações e dinheiro, que são convertidos para comprar de alimentos e remédios, que neste último, é necessário a apresentação de uma receita médica para que as damas de caridade possam adquiri-los. Vale ressaltar que a Paróquia não realiza doação em dinheiro, portanto, medicamentos muito caros não são comprados.

Devido ao grande número de alimentos doados, a Paróquia Nossa Senhora da Lapa destina também para outros lugares, como por exemplo, a Paróquia Santa Mônica; Entidade Rogacionista e até mesmo indicações dos próprios voluntários para creches e orfanatos. Desta forma, os alimentos armazenados não acabam sendo desperdiçados devido ao prazo de validade.

Para a seleção de famílias a receberem as doações é realizado uma entrevista simples para saber melhor quais são as necessidades delas e se de fato estão precisando de ajuda. São perguntas básicas como: local onde reside (morador de rua, barraco, casa alugada); quantos membros compõem a família; renda familiar e entre outras perguntas relevantes para a avaliação e o aceite das Damas de Caridade. As famílias aceitas retiram na Paróquia os donativos por prazos estipulados pelas Damas de Caridade de acordo com o que receberam no mês e a necessidade da família.

Quando há muitas doações em bom estado, os voluntários promovem junto a Paróquia Nossa Senhora da Lapa um bazar que são realizados a cada dois ou três meses, para venderem a baixo custo, sendo que o dinheiro das vendas é convertido para alimentos e medicamentos.

Não existe restrição para fazer parte deste grupo de Voluntários, basta comparecer nos dias e horários dos encontros para realizar as atividades do grupo; separar os donativos; observar o estado que se encontra; armazenar separadamente em caixas nomeadas com material nelas contido e relação do que foi recebido de doação. Entretanto, muitas famílias não buscam as doações mensalmente, o que acarreta não ter um controle de quais famílias estão necessitando mais. Ou Não existe também um controle certo de destinos de famílias para receberem esses donativos, pois há famílias que não buscam mensalmente, o que acaba dificultando o domínio dos mesmos.

Para aqueles que possuem o interesse em doar, basta entregar na secretaria da Paróquia Nossa Senhora da Lapa ou diretamente para os voluntários. No dia das crianças (12 de outubro) e na véspera do natal (24 de dezembro), são doados brinquedos para instituições, creches e orfanatos indicados pelos próprios voluntários, ou seja, todo ano são doados para diferentes lugares.

Uma importante observação, é que dentro da Paróquia Nossa Senhora da Lapa é disponibilizado um espaço para reuniões de ajudas, abordando assuntos como: narcóticos anônimos, alcoolicos anônimos e comedores compulsivos anônimos, porém ressaltamos que a Paróquia não tem vínculo com esses grupos, ela apenas disponibiliza o espaço para que as reuniões aconteçam.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print