Por que nós, os cristãos católicos, amamos muito a Maria e inclusive por isso, a chamamos de Nossa senhora?
Mas, igual a nós, também os cristãos ortodoxos, os bizantinos, os caldeus, tanto no oriente como no ocidente, têm um amor particular para com a Virgem Maria, mãe de Jesus.
1°) Porque Jesus é o nosso grande Deus Salvador e ela é a mãe de Jesus. Jesus é o Filho de Deus, então ela é a mãe de Deus também. É a mãe do meu Senhor, como proclamou Isabel, movida pelo Espírito Santo, quando foi visitada por Maria. Sendo saudada por Maria o menino saltou no seio dela e Isabel cheia do Espírito Santo exclamou em voz alta: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! De onde me vem essa felicidade de que a mãe do meu Senhor venha me visitar?
2°) Porque, quando louvamos e bendizemos a Virgem Santíssima, não só fazemos como sua parenta Isabel, inspirada por Deus mesmo; reconhecemos que apenas sua saudação pode nos trazer tanta alegria do Espírito Santo, como proclamou em alta voz Isabel e encontramos claramente no Evangelho segundo Lucas.
3°) Porque cada vez que deixamos o Espírito nos mover e em oração dizemos as palavras bíblicas da Ave Maria, nós também cumprimos o que essa mulher, escolhida pelo próprio Deus, anunciou profeticamente no seu esplêndido cântico: De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada (feliz, abençoada).
Portanto, a Virgem Maria, que nós chamamos de Nossa Senhora, é a rainha dos profetas: com tão pouca idade ainda, naqueles tempos e lugares, ela, movida pelo Santo Espírito divino, em palavras guardadas nas Escrituras Sagradas, disse uma palavra que tem se mostrado verdadeira por todas as gerações! Até a nossa geração!
Damos glórias a Deus por sua maravilhosa mãe, que veneramos e amamos com muita fé e carinho, porque amamos e reconhecemos seu filho Jesus como o nosso Deus Salvador, o nosso único e grande Senhor!
Foi por meio dela que a salvação de Deus foi dada à humanidade inteira, na pessoa de seu filho, Jesus Cristo . E foi o próprio Deus, senhor da vida, que assim o quis e a elegeu como a mãe de seu Filho e, por meio dele, a mãe de todos nós que somos de verdade seguidores do Cristo Jesus!
Por Padre Adalton