Dia 8 de dezembro de manhã na Basílica de São Pedro, em Roma, na presença de mais de cem mil peregrinos, o Papa Francisco abriu solenemente a porta santa, iniciando assim o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
O Ano Santo da Misericórdia vai de dezembro agora até o final de novembro de 2016.
A Igreja Católica, inspirada na Bíblia, tem a tradição da celebração de jubileus de 50 a 50 anos e de 25 a 25 anos sempre a partir duma temática ou dum acontecimento.
Os hebreus também comemoravam os seus jubileus de tempos em tempos para agradecer a Deus por tudo o que conseguiam e para reafirmar a aliança com o Senhor. Eram sempre anos de intensas celebrações e duma maior busca de comunhão entre si e com Deus.
Esse jubileu é dedicado à misericórdia porque, mais do que nunca, hoje, o nosso mundo e as pessoas em si estão necessitadas de sentir a grande misericórdia de Deus em seu favor e de também usar da mesma misericórdia em todas as suas atitudes e relacionamentos.
O mundo e as pessoas estão tomados de ódio, guerras, vingança, violência, intolerância, brigas, desentendimentos e competição desmedidas, que têm causado tanta tristeza, insegurança, sofrimentos, injustiças, separações e mortes…
Daí a misericórdia ser o grande remédio para se vencer e enfrentar todas essas situações desumanas e destruidoras do bem estar geral do ser humano e do nosso planeta.
Abrir as portas da mente e do coração para que a misericórdia divina e humana, sobretudo no perdão, na tolerância, na mútua colaboração, possa entrar na vida de todos nós, cristãos e não cristãos, e do mundo inteiro.
Buscar, portanto, a indulgência de Deus através de gestos que nos unam e nos façam de fato viver como irmãos, solidários na construção dum mundo de paz, justiça, prosperidade, respeito e amor!!!
Esse jubileu também será celebrado nas catedrais de todo o mundo e nas igrejas designadas para tal.
Aqui em São Paulo será na catedral da Sé e em mais seis outras igrejas de cada Região Episcopal.
A Paróquia Nossa Senhora da Lapa é a igreja referencial para a Região Episcopal Lapa da Arquidiocese de São Paulo.
Portanto, a Porta Santa da Misericórdia, do Perdão e da Indulgência de Deus aqui em nossa paróquia será solenemente aberta domingo, dia 13, às 15 horas, numa grande celebração eucarística.
Venha participar!!