R. N. Sra da Lapa, Nº 298, Lapa - São Paulo, SP | Tel: (11) 3834-6630 | E-mail: nsralapa@uol.com.br

Apostolado da Oração

images (1)

Associação internacional formada por fiéis católicos, regida por estatuto próprio e revisado pelo Pe. Arrupe, SJ e aprovado pelo Papa Paulo VI.

Fundado no dia da festa de São Francisco Xavier, 1844 na cidade de Vals, na França, pelo Pe. Francisco Xavier Gautrelet, SJ, com um grupo de jovens do colégio sedentos de evangelização.

Teve como centro a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e alicerçado pela oração sacrifícios. Aprovado pelo bispo de   Le Pay e o Papa Pio IX concedeu as primeiras indulgências.

Pe. Henrique Ranieri, SJ, foi o grande organizador e divulgador para o mundo. Publicou o primeiro livro com o título de “APOSTOLADO DAS ORAÇÃO” e criou a revista “Mensageiro do Coração de Jesus” que circula   até hoje para integrar, orientar e formar os grupos no Brasil e no mundo. Publicou o primeiro livro com o título de  “Apostolado da Oração” e criou a revista  “Mensageiro do Coração de Jesus” que circula até hoje para integrar, orientar e formar os grupos no Brasil e no mundo.

 

AO no Brasil

O primeiro núcleo foi criado em 30 de junho de 1867, em Recife (PE), na Igreja de Santa Cruz, pelo Pe. Bento Schembri   SJ. Contudo, foi em 1º de outubro de 1871, o Pe. Bartolomeu Taddei, SJ, fundou o primeiro centro do AO em Itu (SP), que logo espalhou-se para outras cidades e estados, a nível diocesano e nacional. Pe Taddei é considerado fundador e propagador do AO no Brasil.

 

O AO tem como parâmetros:

– sacrifício da missa e oferecimento diário;

– culto ou espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus;

– devoção ao Imaculado Coração de Maria;

– vontade de servir à Igreja; e

– perseverança na oração.

 

AO na Igreja Nossa Senhora da Lapa

O  AO  na Paróquia Nossa Senhora da Lapa foi criado em 02 de outubro de 1912, portanto, completados 103 anos de existência.

Nossa reunião ocorre toda na primeira sexta-feira de cada mês na Capela do Santíssimo, às 14hs.

Imprimir