R. N. Sra da Lapa, Nº 298, Lapa - São Paulo, SP | Tel: (11) 3834-6630 | E-mail: nsralapa@uol.com.br

Horários de Missas

Segunda – 12h00 e 15h00
Terça à Sexta feira – 15h00 e 19h00
Sábado – 15h00
Domingo – 8h00 / 10h00 / 19h00

A Santa Missa

Na Missa, os catA?licos celebram o sacrifA�cio de Jesus Cristo na cruz, recordando aA�Asltima Ceia, na qual Jesus reuniu Seus apA?stolos, durante a PA?scoa do ano de Sua morte. Normalmente, aquela ceia seguiria o ritual das ceias cultuais judaicas, nas quais o hospedeiro tomava um pedaA�o de pA?o, erguia-o um palmo acima da mesa e dizia uma breve oraA�A?o antes de dividi-lo com todos. Na PA?scoa, para assegurar as graA�as divinas, a ceia incluA�a o sacrifA�cio de um cordeiro. Jesus, porA�m, tomou o pA?o, partiu-o e disse: a�?Tomai, comei. Isto A� o Meu Corpo que serA? entregue por vA?sa�?, colocando-Se no lugar do cordeiro. No fim da ceia, Jesus tomou o cA?lice de vinho e o abenA�oou, dizendo: a�?Bebei dele todos; porque isto A� o Meu sangue, o sangue da Nova AlianA�a, derramado em favor de muitos para remissA?o de pecadosa�?. Ao falar a�?Nova AlianA�aa�? (o mesmo que Novo Testamento), Jesus quis afirmar que nA?o valia mais a Antiga AlianA�a (ou Antigo Testamento), pela qual Deus escolhera apenas o povo de Israel para ser o Seu povo. AA�Nova AlianA�aA�estabelecia uma nova relaA�A?o entre Deus e os homens, segundo a qual todos os povos seriam chamados a ser filhos de Deus. Jesus terminou com a frase a�?Fazei isto em memA?ria de mima�? para deixar marcada no coraA�A?o dos homens essa mudanA�a, de uma forma especial.

Com isso, instituiu-se oA�sacramento da Eucaristia, que A� o ritual central da Missa e a memA?ria da paixA?o de Cristo. Nele, por meio da comunhA?o, mostramos nossa gratidA?o por poder partilhar a presenA�a do Pai, do Filho e do EspA�rito Santo e revivem-se todos os momentos da memorA?vel refeiA�A?o de Jesus com os apA?stolos, com o mesmo sentido de fraternidade.

A Missa apresenta quatro partes distintas. A primeira consiste dosA�Ritos Iniciais, marcando a chegada e a reuniA?o de todos os convidados em torno da mesa. A segunda parte, uma animada conversa entre amigos que se encontram, A� aA�Liturgia da Palavra, o alimento espiritual, a palavra de Deus a�� a Boa Nova que Jesus pregava. A terceira parte A� aA�Liturgia EucarA�stica, o coraA�A?o da Missa, que revive o mistA�rio pascal de Cristo, ou seja, Sua morte e ressurreiA�A?o. Com a consagraA�A?o feita sobre o altar, a hA?stia adquire as propriedades do corpo de Jesus, e os fiA�is, como fizeram os apA?stolos, tomam seu alimento sA?lido (o pA?o, agora em forma de hA?stia) e podem tomar o vinho, seu alimento lA�quido (em muitas ocasiA�es o celebrante imerge a hA?stia no cA?lice de vinho antes de oferecA?-la ao fiel), ressurgindo com Cristo para uma nova existA?ncia. A quarta e A?ltima parte, a bA?nA�A?o e a despedida dosA�Ritos Finais, tem o mesmo sentido da bA?nA�A?o dada por Jesus a seus discA�pulos apA?s Sua ressurreiA�A?o: que apregoassem pelo mundo a palavra de Deus.

Imprimir